domingo, 2 de maio de 2010

O Projeto





POR A CAOS
O projeto consiste na criação do espetáculo teatral Por a Caos, envolvendo as ações de pesquisa e experimentação, visando a construção de dramaturgia e encenação. Esta montagem é a segunda do grupo Desabusados Cia.
Os elementos escolhidos como indutores do espetáculo são a Teoria do Caos[1], a imagem do labirinto e os filmes da obra do cineasta Alan Resnais chamados Smoking/No Smoking[2].
A idéia é trabalhar a estrutura dramatúrgica construindo um mecanismo cênico que possa comportar diversas situações entre os personagens. Situações que envolvam bifurcações, ou seja, sempre existirá mais de uma opção de escolha para cada personagem, e é o livre arbítrio que os fará decidir qual atitude tomar. O que irá acontecer dependerá de suas escolhas.
Neste formato de encenação nossa história pode tomar vários rumos. A idéia é encenar não apenas uma história linearmente, mais sim as várias histórias que poderiam acontecer de acordo com as decisões das personagens.
O desafio da encenação/dramaturgia é compor uma engenharia de estruturas cênicas que funcionem como um “Tangran[3]”, ou seja, peças que configuradas de diferentes modos possam gerar possíveis situações. A ação da platéia também interferirá neste mecanismo, pois em determinados momentos da encenação suas escolhas também interferirão na cena. Neste pensamento, o espetáculo nunca será o mesmo, e sim teremos uma máquina cênica em funcionamento, aberta ao acaso, ao caos e ao jogo. A encenação e dramaturgia será composta pelos diretores e dramaturgos Maurício Franco e Ester Sá, em processo colaborativo com o elenco e a equipe técnica. A composição dos personagens e das tramas serão desenvolvidos durante laboratórios de dramaturgia, que realizaremos como parte integrante do processo.
-x-x-x-
Na vida as decisões que tomamos nos levam a caminhos distintos. Se nós não tivéssemos um dia decidido fazer teatro, provavelmente não estaríamos, neste momento, idealizando este projeto.
A vida, com múltiplas possibilidades de escolhas invadem-nos a todo o momento, o mundo é todo fragmento, desde o sef-service, onde por breves instantes ficamos a optar pelo que colocar no prato, à internet que nos oferece múltiplas escolhas: entrar neste site ou neste outro? Ver este ou aquele vídeo?... Há sempre algo inexoravelmente perdido nas decisões que não tomamos. Essa teia, impossível de ser trilhada por inteiro nos causa fascínio, pois trás a sensação das vidas que não pudemos viver.
Nossa proposta de encenação vai ao encontro destes sentimentos da pós-modernidade, ao trazer à tona, através da linguagem teatral, uma estética que represente esta sensação. Pensamos retratar o ser humano em seus labirintos internos e externos, as bifurcações e possibilidades que lhe podem cruzar o caminho, as decisões e temores que lhe podem afetar o destino... Refletir sobre as escolhas? Esta é ainda, uma outra opção, em aberto para a platéia.
Nosso grupo, nascido em 2006, tem em sua breve estrada uma profunda investigação dos formatos dramatúrgicos, e os profissionais que se juntam ao entorno destes projetos estão escrevendo suas histórias na cidade de Belém como personagens do teatro que experimenta. A escrita dramatúrgica que nasce do processo colaborativo marca o caráter primordial deste encontro: a investigação da forma, a ousadia e o incansável lapidar em busca das soluções cênicas, pois delas dependem nosso desenvolvimento, como artistas e pessoas.
2006 e 2007 foram anos de intenso movimento para o grupo. Em 2008, os integrantes partiram para projetos pessoais e agora voltam ainda mais fortalecidos para este novo encontro teatral. Este é um ponto de bifurcação deste grupo que mais uma vez porá de pé um projeto coletivo, buscando um salto na compreensão dos procedimentos da poética grupal, vislumbrando mais horizontes a se trilhar.
metodologia/cronograma
Laboratórios de dramaturgia e composição................................................. maio/2010
Finalização do texto dramatúrgico e ensaios....................................junho e julho/2010
Entrada elementos cênicos e estréia...........julho/2010
Temporada...............................................................................................agosto de 2010
ficha técnica
Direção e Dramaturgia – Maurício Franco e Ester Sá
Elenco : Paulo Marrat, Ana Nunes, Sandra Perlin, Patrícia Kosisi, Pedro Olaia
Composição de Luz – Iara Regina
Cenografia – Nando Lima
Figurinos – Maurício Franco
Vídeos – André Mardock
Trilha Sonora – Renato Torres
Produção – Evanha Vieira


[1] Teoria do caos é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Nestes sistemas determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e a interação de elementos de forma praticamente aleatória.
[2] Os Filmes Smoking e No Smoking de Alain Resnais usam a Teoria do Caos em sua estrutura dramatúrgica. Em anexo uma sinopse dos filmes.
[3] O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado. Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras: todas as peças devem ser usadas e Não é permitido sobrepor as peças.

2 comentários:

  1. Foi dada a largada!!!!! amigos de viagem, quero dar as mãos a vcs e mergulhar nesse caos!!!
    vumbora!

    ResponderExcluir
  2. ei, cadê meu nome na trilha sonora?!!! =)

    ResponderExcluir