sábado, 21 de agosto de 2010

POR A CAOS - FOTOS E RELEASE






POR A CAOS
DESABUSADOS CIA.
RELEASE

O espetáculo POR A CAOS é a segunda montagem do grupo teatral DESABUSADOS CIA.
O grupo que tem como foco de pesquisa teatral a criação dramatúrgica, desta vez optou aventurar-se a uma brincadeira cênica com a teoria do caos.

A trama se passa num bar vazio,
Onde se prepara uma rica festa de 30 anos de casamento.
ZÉ, o marido, MUNDA, a esposa
e DEMI, a amante, encontram-se momentos antes
do início da festa.
As duas preparam uma surpresa especial
para o homem de suas vidas.
Ao mesmo tempo, numa ante-sala da festa,
ESTELO, o namorado pé rapado
da filha bastarda NAT,
chegam sem serem convidados,
e procuram pelo pai da menina,
que grávida e pobre, passa por dificuldades.



Nossa trama começa desta maneira, mas tem diversas formas de terminar. O Espetáculo trás como indutor de criação a Teoria do Caos e faz com que as decisões dos personagens ou eventos do acaso interfiram no rumo que a história vai tomar. Existem muitos finais para esta trama...
A encenação incorporou a idéia das múltiplas possibilidades, desde a maneira como oferece ao espectador olhar o espetáculo, pois as cenas acontecem concomitantemente em dois diferentes espaços do local de apresentação. O espectador optará por um espaço, e verá apenas um dos pontos de vista, pois na vida as coisas são assim, não damos conta de ver tudo nem de viver tudo, há sempre algo inexoravelmente perdido nas decisões que não tomamos, essa teia, impossível de ser trilhada por inteiro nos causa fascínio, pois trás a sensação das vidas que não pudemos viver.
A linguagem do cinema-vídeo fez parte tanto do processo de pesquisa e experimentação para a composição do espetáculo como é parte importante na encenação. No processo de pesquisa raciocinamos e ensaiamos em time-line (linha do tempo) e as sequencias foram ensaiadas fragmentadas e sem linearidade, o que é uma característica do cinema. Os atores compunham as interpretações das sequências e depois juntávamos, fazendo uma espécie de montagem como se estivéssemos numa ilha de edição. Isso foi um grande exercício para todos na equipe. No corpo do espetáculo, o vídeo foi incorporado como o ponto de encontro entre os dois ambientes, ora em transmissão ao vivo, ora em vídeos de desenhos onde mostramos os personagens e seus destinos seis anos depois do que acaba de acontecer na trama. Nos vídeos os personagens terão estética de HQ.
A Desabusados Cia. teve como foco principal desta pesquisa investigar a forma, e entrega este espetáculo à cidade compartilhando sua busca artística na linguagem do teatro.






DESABUSADOS CIA - histórico do grupo

Nosso grupo tem como foco a investigação dramatúrgica. Seus componentes são pessoas de teatro, mas que também possuem envolvimento com outras linguagens, como as artes plásticas, a música e o cinema. Por esta característica o grupo lança mão de seus conhecimentos em busca de formatos para contar histórias, e dividir experiências sensoriais com o espectador.
A Desabusados Cia nasceu à 04 de julho de 2006, e neste mesmo ano estreou o espetáculo “Quem vai levar Mariazinha para passear?” que percorreu diversas temporadas em Belém, apresentando-se em teatros e outros locais alternativos. Participou de mostras teatrais como do Festival Territórios de Teatro (2008), Encena Sesc (2007), Festival Brasileiro de Artes Cênicas (2008).
Em 2008 e 2009, seus componentes investiram em projetos individuais de onde nasceram os trabalhos Iracema Voa, de Ester Sá, Miniteatroambulante, de André Mardock e a produção do Grupo Núcleo de Atores Independentes, de Maurício Franco.
Em 2010, o grupo acaba de aprovar um projeto no edital CURTA CRIANÇA do MINC, onde fará um curta metragem adaptando o espetáculo teatral “Quem vai levar Mariazinha para passear?” para a linguagem audiovisual, além disso o grupo concebe novo espetáculo: POR A CAOS com estréia em 20 de Agosto/2010.





ficha técnica


Direção e Encenação– Ester Sá e Maurício Franco
Dramaturgia em processo colaborativo - Ester Sá, Maurício Franco e elenco
Elenco : Ana Marceliano, Patrícia Kossissi, Paulo Marat, Pedro Olaia e Sandra Perlin
Composição de Luz – Iara Sousa
Operação de Luz – Malu Rebelo
Montagem de Luz – Tarik Coelho
Cenografia – Nando Lima
Figurinos– Maurício Franco
Confecção de figurinos – Cláudia Silveira
Desenhos em HQ – André Mardock e Maurício Franco
Pós-produção em vídeo- André Mardock e Robson Fonseca
Operação de áudio e vídeo – André Mardock e Eddie Pereira
Trilha Sonora – Renato Torres
Preparação corporal – Patrícia Almeida
Camareira/ass. de produção – Marisa Sousa
Produção – Evanha Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário